Imagino que você – que está aqui lendo um artigo em um blog de uma consultoria boutique com foco em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que precisam fazer novas conexões e encontrar talentos para as suas organizações – já saiba que o headhunter é exatamente o profissional responsável por encontrar, de maneira estratégica, os melhores perfis de candidatos do mercado para as empresas para as quais presta serviços.

A missão da Sapiro, inclusive, é exatamente criar novas conexões entre profissionais talentosos e organizações do mercado jurídico, estimulando assim a evolução das empresas e escritórios de advocacia, com o objetivo de torná-las mais humanizadas, inspiradoras e atrativas, facilitando desta maneira uma ligação genuína com as pessoas, o que resulta em relações de trabalho mais prósperas e duradouras.

Para além do óbvio, acredito que o objetivo de um bom headhunter deva ser, de certa maneira, se tornar um parceiro de negócios de seus clientes. Um headhunter que entende profundamente o perfil de business das organizações para as quais trabalha não tem como função apenas auxiliar na parte transacional das contratações quando há a demanda, mas também pode (e deve) exercer um papel mais proativo na prospecção de profissionais, independente de existirem ou não processos seletivos.

Atrair e reter talentos é fundamental para ajudar os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas a enfrentarem os desafios das mudanças de cenário no mercado jurídico atual. Para tanto, é preciso investir não apenas na gestão de pessoas de maneira adequada, mas também na busca por bons profissionais, que estejam dispostos a “vestir a camisa” do seu negócio.

Quando falamos em recrutamento e seleção de talentos, não estamos apenas falando sobre as habilidades de um candidato. Nos tempos atuais, é fundamental que sua equipe seja formada por pessoas que se identifiquem com o perfil da sua empresa, cujos propósitos e princípios sejam semelhantes aos seus. Por isso é muito importante que você entenda exatamente qual é a sua cultura e encontre os profissionais alinhados a ela.

É aí que entra a importância do trabalho de um bom headhunter. Encontrar talentos que se identifiquem com a missão, a visão e aos valores do seu escritório não é uma tarefa simples. Não à toa cada vez mais organizações buscam headhunters para ajudá-las nesse desafio, já que é exatamente essa a nossa expertise.

Algumas empresas e escritórios de advocacia têm um certo receio e preocupação em relação ao custo dos serviços de profissionais especializados nas transações de contratação. Apesar de não ser um serviço que costuma ser barato, quando falamos em headhunters, há uma variação de preços entre os diversos prestadores.

Porém, é inegável que quando você acerta na contratação que precisa, fica bastante claro que esse é um tipo de é serviço que quando bem feito sai muito barato. Basta imaginar quantas horas alguém que está precisando contratar um advogado precisaria investir no processo de seleção, elaboração de proposta e contratação.

Para criar e divulgar a vaga, mapear e analisar os perfis, gasta-se por baixo 5 a 7 horas. O processo de seleção dos perfis a serem entrevistados e agendamento das entrevistas leva no mínimo mais 3 ou 4 horas. Considerando 1 hora de entrevista com 10 candidatos, somamos à essa conta pelo menos mais 10 horas.

Em uma segunda rodada de conversas e feedbacks, podemos considerar mais pelo menos 5 ou 6 horas. Para a elaboração da proposta, negociação e outros trâmites necessários para efetivar uma contratação, podemos considerar, por baixo, um total de mais de 25 horas de trabalho ininterrupto para a conclusão de um processo seletivo.

Para fazer o cálculo, multiplique 25 horas pelo valor da sua hora de trabalho e acrescente à conta a possibilidade de que, depois de tudo isso, você pode ainda não acertar na contratação, afinal essa não é a sua expertise. Fica claro que, ao contratar um headhunter, você provavelmente vai gastar menos, a depender da demanda, e todo o processo será feito de maneira mais assertiva, com garantias e toda uma segurança.

Na Sapiro, oferecemos não apenas a atuação transacional durante os processos seletivos, mas também uma atuação consultiva, para ajudar a transformar os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos em ambientes mais humanizados, que se preocupam com pessoas, além de ajudar na construção das vagas de acordo com as demandas de cada cliente.

Acompanhamos todo o processo de contratação de perto, lado a lado com nossos clientes. Avaliamos o DNA e a cultura de cada organização e o estilo comportamental do candidato e do gestor para fazer a relação dar certo. Trabalhamos sempre em contato com os gestores que demandam profissionais para que possamos entender suas dores e carências e, desta forma, ajustar a busca de talentos de acordo com as necessidades técnicas e comportamentais de cada um deles.

Além disso, fazemos um acompanhamento muito próximo das relações de trabalho que criamos até seis meses depois da contratação (independentemente do período de garantia), e disponibilizamos para o nosso cliente uma plataforma que torna todo o processo seletivo muito mais informativo, organizado, célere e assertivo.

A plataforma foi desenvolvida para facilitar uma completa avaliação do candidato, dentro dos parâmetros e requisitos específicos para a vaga, considerando as especificidades culturais inerentes ao ambiente de trabalho em questão, apresentando indicadores quantitativos e qualitativos sobre o profissional. Tudo para agilizar a tomada de decisão por parte do cliente.

Mas não para por aí, prestamos consultoria para construção e restruturação do plano de progressão de carreira dos escritórios, e oferecemos programas de liderança para alta e média gerência das organizações, atendendo globalmente os escritórios de advocacia Brasil afora.

Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que todo esse trabalho transacional e consultivo desenvolvido pela Sapiro impacta muito positivamente no funcionamento e crescimento das organizações com as quais trabalhamos. No dia a dia de nosso trabalho, conseguimos claramente enxergar a diferença quando a contratação de um profissional por um escritório de advocacia é assertiva.

A satisfação pessoal do profissional, que se vê inserido em um ambiente e cultura que condizem com o seu perfil, faz com que as demandas dos clientes que contratam com o auxílio de um headhunter sejam resolvidas da melhor maneira possível, com o advogado mais indicado para a vaga, que também é mais produtivo por valorizar e se encaixar na cultura daquele escritório ou empresa.

Resumindo, escritórios de advocacia e empresas que investem na contratação de bons headhunters para buscar os talentos adequados às suas demandas, encontram com uma facilidade muito maior profissionais com perfis alinhados à missão da organização, capacitados e engajados que, consequentemente, deixam os clientes satisfeitos, e ajudam no crescimento do negócio.