A primeira pergunta que faço para todos os convidados de Direito de Resposta é sempre sobre planejamento de carreira. Isso porque acredito que estruturar e definir metas, identificar habilidades e interesses e criar um roteiro do caminho a ser seguido pode ser uma ferramenta estratégica poderosa para alcançar o sucesso em uma trajetória profissional.

É verdade que grande parte dos advogados que entrevistei nos últimos anos para o podcast não planejaram suas carreiras a longo prazo. Mas planejamento também pode ser feito a tiros curtos. Podemos criar metas pontuais e ir desenvolvendo a trajetória passo a passo, sem nunca deixar de nos mantermos flexíveis para entender se o caminho que estamos seguindo, mesmo que bem planejado, é mesmo o ideal ou precisa ter sua rota alterada.

O primeiro passo para a criação de um bom planejamento é a definição da área de trabalho na qual desejamos ingressar. Seja no setor público ou no setor privado, são inúmeras as possibilidades de carreiras bastante distintas no mercado jurídico. Para além das diversas opções de especializações nos muitos segmentos do Direito, é possível trilhar trajetórias em diferentes ambientes do setor.

Trabalhar em escritórios de advocacia, no universo corporativo ou em cargos públicos – como promotores, procuradores, juízes, defensores públicos e delegados, dentre outros -, são apenas algumas das opções. O empreendedorismo é também um caminho para os formados em Direito. Você pode querer abrir seu próprio escritório de advocacia, uma lawtech ou uma legaltech, ou até uma consultoria boutique com foco em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, como eu fiz.

Com o caminho a ser seguido bem definido, fica muito mais fácil desenvolver as habilidades jurídicas e competências profissionais necessárias para se destacar no mercado. Cada uma das muitas opções de caminhos do universo jurídico requer diferentes bases técnicas. Portanto, a escolha de uma especialização em uma área de atuação é um passo fundamental para o início de carreira de um advogado. Identificar as trilhas de carreira com base em seus interesses e a traçar um caminho para se tornar especialista na área escolhida é um atalho para se tornar um profissional reconhecido.

É claro que sempre é possível mudar e recalcular rotas e nenhum aprendizado é desperdiçado. Como disse lá no começo do texto, é muito importante, inclusive, se manter aberto para a possibilidade de mudanças durante toda a sua trajetória. Mas quando a escolha inicial é assertiva e bem planejada, é possível economizar tempo e investimentos.

Um plano de carreira bem estruturado faz com estejamos melhor preparados para tomar outras decisões importantes relacionadas a oportunidades de trabalho, formação continuada e até mesmo sobre possibilidades de mudanças de rota. Saber onde você quer chegar e, principalmente, onde não quer, reduz a incerteza e ansiedade associados à tomada de decisões.

Essa maior segurança nas decisões ajuda a aumentar sua motivação e engajamento no trabalho. Afinal, quando temos um propósito definido, enxergamos as atividades diárias como tijolos que contribuem para construção dos nossos objetivos de longo prazo, o que facilita todo o processo, nos preparando para lidar com os desafios e obstáculos que podem surgir ao longo do caminho.

Quando paramos para planejar nossa carreira, temos uma ótima oportunidade de considerar nossos valores pessoais e garantir que nossas escolhas profissionais estejam alinhadas a eles. Investir tempo e esforço para criar e revisar constantemente nossos planos e metas, nos ajuda a construir uma trajetória sólida para o sucesso profissional. Pensando nisso, a Sapiro oferece uma mentoria para planejamento de carreira focada em autoconhecimento e autodesenvolvimento. Durante todo o processo, ajudamos os profissionais a traçarem seus perfis comportamentais, entenderem seus objetivos e a partir daí planejarem e direcionarem estrategicamente suas escolhas. 

A mentoria da Sapiro inclui pautas importantes como human skills, relacionamento e networking, reputação e credibilidade, posicionamento estratégico e liderança jurídica humanizada. A ideia é auxiliar os profissionais de Direito na identificação das dores, dúvidas e objetivos de curto, médio e longo prazo, criando assim um retrato honesto de quem se é, onde está e onde quer chegar. Com essas respostas claras em mente, é possível alcançar uma maior satisfação profissional, aumentar o senso de realização pessoal e, consequentemente, obter os melhores resultados possíveis na construção da sua carreira em um mercado jurídico extremamente competitivo.